Trending

Rumo a uma década de transformações

Dr. Jeferson M Gomes é Biomédico 
Esp. em Citopatologia e Presidente do SINBIESPA



Em 2010, a diretoria do SINBIESPA, eleita em 2006, finalizava seu período de gestão (2007/2010). Aquela altura os membros estavam desmotivados devidos o arquivamento do processo de solicitação de registro sindical (2008). Em 2011, alguns remanescentes daquela diretoria deram um último suspiro para reviver a chama do movimento sindical, e agregando profissionais, recém-formados e acadêmicos foi dado ínicio a um período de transformações, que não apenas envolvia o sindicato, mas também instigava cada biomédico e acadêmico a pensar e agir em prol de sua profissão.
Com um Conselho que pouco aconselhava, em 2012 tivemos a intervenção do CFBM devido a irregularidades nas eleições para o mandado de 2012/2015. Some a isso uma classe sem sindicato e associação. Resultado: profissionais sem representatividade, poucas vagas em concursos públicos, nenhum tipo de programa de atualização profissional.
A classe estava desmotivada, porém ansiosa por oportunidades. Pensando além do piso salarial, o grupo pré-sindicato, agora reformulado, tentava, de forma tímida, conquistar novamente a confiança do profissional biomédico e atender as sua demandas, além de buscar recursos para financiar uma futura assembleia de eleição para uma nova diretoria. Sendo assim, em 2013 foi realizado um Ciclo de Palestras Biomédicos organizado pelo CABM/UFPA, onde os assuntos nortearam as habilitações da biomedicina, histecnologia, imagenologia, citologia e análises clínicas (autoimunidade).
Em dezembro de 2014, ocorreram as eleições para a diretoria do CRBM4. Infelizmente houve a homologação de apenas uma chapa, porém a tentativa da chapa não-homologada em concorrer ao pleito mostrou que a classe queria uma mudança de postura na condução do Conselho. O recado foi dado, porém até o momento, não sei se foi compreendido. Um mês antes, naquele mesmo ano, ocorreram as eleições para a diretoria do sindicato. Em uma assembleia um tanto conturbada, foram reunidos 160 biomédicos e eleita uma diretoria para a gestão 2015/2017.
Em 2015 a diretoria do SINBIESPA participou da comissão organizadora do Baile do Biomédico 2015, evento que não era realizado a 5 anos. Ainda neste ano houve uma reunião entre as diretorias eleitas do SINBIESPA e CRBM4. 
Em 2016, foi fundada a Academia Paraense de Biomedicina - APBM, o qual vem realizado vários projetos com o intuito de valorizar o profissional, entre eles, um programa de educação permanente. A APBM realizará o Baile do Biomédico 2016 e o SINBIESPA participa deste evento como apoiador.

Acredito que a transformação mais importante nesse período foi da ACOMODAÇÃO para a INDIGNAÇÃO COM AÇÃO. Todos fazem parte dessa mudança. Todos somos potências agentes de transformação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem