Carta aberta ao Biomédicos do Estado do Pará
Belém, 02 de Janeiro de 2023
Aos Biomédicos do Estado do Pará
Cumprimentado-os cordialmente, informo o término do mandato da Diretoria Executiva do SINBIESPA da Gestão 2020-2022 e, consequentemente, meu desligamento do sindicato, o qual atuei no anos anteriores como membro da Comissão Organizadora (2012-2014), Presidente (2015-2018) e como Conselheiro Fiscal Titular.
À pedido do Presidente, Dr. Dorivaldo Manoel Ferreira, aceitei e assumi o cargo de conselheiro fiscal titular, pois, no meu entendimento, poderia contribuir com a minha experiência na gestão anterior (2015-2017), especialmente no processo de solicitação de registro sindical. Sempre em minhas falas deixei claro que a principal missão do sindicato era a obtenção do registro sindical, porém, no início dos trabalhos, talvez por alguma falha minha, não tive o envolvimento necessário, ocorrendo um erro crucial que prejudicaria todo o processo a partir de então. A situação atual é que terá que ser feita outra Assembléia de Eleição e Posse para que seja dada novamente entrada em um novo processo de solicitação de registro sindical.
Apesar disso, temos a consciência de que, mesmo sem ter registro sindical, como entidade, temos uma carga representativa forte perante a classe biomédica. Por isso, ressalto que a gestão do Dr. Dorivaldo cumpriu muito bem a missão de desenvolver e valorizar a classe, com a promoção dos “ENCONTROS DE BIOMÉDICOS”, na Capital (por 3 anos consecutivos, 2020, 2021 e 2022) e no Interior (2 em Santarém e 1 em Parauapebas) e realizando o cadastro de associados e emissão de carteiras de identificação para benefícios e descontos. Apesar desses associados, o SINBIESPA não teve uma arrecadação que possibilitasse pagamentos de impostos governamentais, municipais e financiasse esses eventos, sendo os custos supridos pelo próprio Presidente e pelo grupo SAÚDE PARÁ, provedor dos eventos. Outro trabalho relevante dessa gestão que a diferencia das gestões anteriores é a aproximação do sindicato com a esfera política com presenças importantes nos eventos tanto da esfera Municipal como Estadual.
A partir daqui, gostaria de entregar ao Presidente e a comunidade biomédica um relatório das minhas atividades nessa gestão:
1 - Revisão de algumas etapas do processo de solicitação sindical;
2 - Social Media de perfil do SINBIESPA nas redes sociais (email, facebook e twitter);
3 - Elaboração da Pretensão Salarial Anual 2020-2022;
4 - Orientação de biomédicos e escritórios de contabilidade acerca da situação do sindicato;
5 - Apoio na organização e realização do eventos realizados em Belém.
6 - Representação na FENABIO - Federação Nacional de Biomédicos
7 - Representação com palestras em universidades e faculdades.
Para finalizar gostaria de informar que o final dessa gestão não foi muito diferente das anteriores: Pouca participação dos membros nas discussões e pouca atividade ou atividade nula de alguns diretores titulares. O que me surpreendeu foi a falta de ética de alguns diretores com o Presidente, o desdenho e a falta de vontade em ajudar na realização dos eventos, que beirou a tentativa de boicote, e as intrigas unilaterais que foram trazidas para dentro do sindicato, situações nunca esperadas serem vistas por mim dentro de um grupo que almeja o mesmo objetivo. Apesar disso, não ofuscou o excelente trabalho realizado.
Mais uma vez parabenizo o Presidente Dr. Dorivaldo Manoel Ferreira, e desejo sucesso para a próxima Gestão que assuma o SINBIESPA.
Jeferson M Gomes