Trending

O Biomédico tem poucas opções no Pará.

atualizado em 23/11/2011

Com a promulgação do calendário eleitoral, que fixa datas para a publicação e realização das eleições para as funções publicas de candidatos a membros de diretoria, conselheiros efetivos e suplentes, para o quadriênio 2011/2015, vi a oportunidade de contribuir com propostas de campanha que podem ser usadas pelas chapas concorrentes.

Um dos pontos que vendo aqui discutir é o mercado de trabalho. Sabemos que o Biomédico pode obter até 33 35 habilitações. Ou seja, há 33 35 áreas profissionais que o Biomédico pode atuar, desde que seja habilitado para tal. Essas habilitações podem ser adquiridas das seguintes formas:

·        Estagio supervisionado;
·        Prova de titulo;
·        Residência biomédica;
·        Pós – graduação.

No Estado do Pará, podemos visualizar claramente a restrição da atuação do Biomédico para 6 áreas:

·        Analises clinicas;
·        Ensino e pesquisa (Mestrado e Doutorado);
·        Citologia Oncótica;
·        Acupuntura;
·        Diagnostico por imagem;
·        Anatomia patológica.

As instituições de ensino contribuem para este fato. Como exemplo, temos a Universidade Federal do Pará que “amarra” o estagio supervisionado para as analises clinicas. Portando, todos os 40 recém formados sairão da faculdade com habilitação em analises clinicas, sem ter direito de escolha, inchando ainda mais o mercado já saturado.

             Uma alternativa seria a criação de estagio supervisionado para as áreas de diagnostico por imagem, anatomia patológica e acupuntura, as quais são áreas em expansão em nosso Estado.

            O incentivo, por parte das entidades representativas da classe, na criação de curso que possibilitem a aquisição das demais habilitações seria outra solução para proporcionar uma oportunidade maior do profissional Biomédico obter sua qualificação e está plenamente regularizado para o exercício de sua profissão.

1 Comentários

  1. Prezado,

    Na faculdade de Biomedicina da UFPa já existe estágio supervisionado em diagnóstico por imagem desde o ano de 2008.

    A faculdade pretende ampliar para acumputura e banco de sangue.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem