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Atividades do SINBIESPA encerradas


PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE REGISTRO SINDICAL É ARQUIVADO
PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO

No dia 16 de abril de 2018 foi recebida uma notificação do Ministério do Trabalho comunicando que o processo de solicitação de registro sindical foi indeferido. O texto abaixo foi retirado do extrato da solicitação de registro sindical:

“DOU n.: 72 Secao: 1 Pagina: 199 - O Secretário de Relações do Trabalho-Substituto, em
cumprimento a Decisão Judicial, Processo n.º 0000446- 64.2017.5.10.0014, procedente da
14ª Vara do Trabalho de Brasília/DF, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, que determinou a apreciação e conclusão do processo no prazo máximo de 90 (noventa) dias, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Portaria n.º 326/2013 e na NOTA TÉCNICA 336/2018/CGRS/SRT/MTb, resolve INDEFERIR o processo n.º 46222.010538/2015-11 (SC17381), de interesse do SINBIESPA - Sindicato Profissional dos Biomédicos do Estado do Pará, CNPJ: 08.900.653/0001-39,nos termos do art. 25, parágrafo único, da Portaria n.º 326/2013.”

O artigo há se refere o texto diz que:

“Art. 25, Parágrafo único. Não tendo cumprido o disposto no caput deste artigo, no que se refere atualização dos dados cadastrais e comprovação do pagamento da GRU, relativo ao custo da publicação no DOU, a CGRS oficiará a entidade para apresentação dos documentos necessários, no prazo de trinta dias do recebimento do ofício, sob pena de indeferimento do pedido.”

A representação do SINBIESPA recebeu o ofício para pagamento da GRU  (OF/APOIO/CGRS/N°.1150/17 - Assunto: Complementação de documentos) no dia 21 de outubro de 2017, sendo o mesmo foi pago, enviado o comprovante por sedex e posteriormente, confirmado o pagamento pelo Ministério do Trabalho no dia 09 de novembro de 2017.

No dia 24 de janeiro de 2018 foi recebido ofício do Ministério do Trabalho para atualização do mandato da diretoria do SINBIESPA (OF/CGRS/N°.27/18 - Assunto: Atualização do mandato diretivo) já que o mandato da mesma terminara em 31 de dezembro de 2017. O Ministério de Trabalho exigia a atualização da diretoria do SINBIESPA no sistema para a emissão do registro sindical.
POR QUE NÃO HOUVE ATUALIZAÇÃO PRÉVIA DA DIRETORIA?

Para realizar a atualização, a representação do SINBIESPA teria que realizar uma Assembleia de Eleição de Diretoria. Sendo assim, foi emitido no dia 04 de julho de 2017 convite para formação de Comissão Eleitoral para Eleição da Diretoria do SINBIESPA Gestão 2018/2020, amplamente divulgado nas redes sociais e por email. Até o final daquele mês não houveram inscritos para a comissão eleitoral.

No dia 07 de agosto de 2017 foi emitido edital para CONVOCAÇÃO DE FORMAÇÃO DE CHAPAS E ELEIÇÃO DA DIRETORIA PLENA DO SINBIESPA – TRIÊNIO 2018/2020 , como período de inscrição entre 07 de agosto de 2017 a 29 de setembro de 2017, com data para eleição do dia 01 de dezembro de 2017, também amplamente divulgado nas redes sociais e por email. Como ocorreu com a Comissão Eleitoral, não houveram inscrições de chapas para eleição.

Só estes fatos já demonstram o grande desinteresse da classe e o descaso com o trabalho que vinha sendo realizado, desde 2012, e deveria ter continuidade com a escolha de uma nova diretoria.

Em uma última tentativa de conseguir o registro sindical foi realizada uma Assembleia Geral para Eleição de uma nova Diretoria, juntamente com uma Reunião com membro do Conselho Regional de Biomedicina - 4ª Região - CRBM4 - porém pouquíssimos biomédico se fizeram presentes.

Diante dos fatos, o representante legal do SINBIESPA, Jeferson Martins Gomes, publicou uma carta de renúncia em 02 de março de 2018, e divulgou amplamente nas comunidades biomédicas. Foi estipulado um prazo de 15 dias para que, se houvesse o interesse de algum grupo, assumisse uma nova comissão organizadora ou se extinguisse a entidade com o cancelamento com CNJP.

Ao final do prazo, em 16 março de 2018, um grupo se mostrou interessado em assumir a missão de ir em busca do registro sindical, porém não teve êxito no objetivo que era atualizar a diretoria sindical no site do Ministério do Trabalho.

Sendo assim, como Presidente resignatário, Declaro as atividades desta entidade representativa da Classe Biomédica encerradas, tendo seus projetos e programas descontinuados, entre eles:

1 - Atualização anual da pretensão salarial;

2 - Inserção do biomédico os programas de serviços de saúde - NASF;

3 - Proposta de projeto de lei para aumento de quantitativo de biomédicos na PMB;

4 - Proposta de alteração da lei para inclusão de biomédicos na PM no Centro de Perícias;

5 - Participação na Mesa de Negociação Permanente do SUS - MENP-SUS - do Conselho Estadual de Saúde;

6 - Participação de reuniões da Central dos Sindicatos Brasileiro - Regional Pará- CSB/PA;

7 - Representação nas Semanas do Calouro e Semana de Biomedicina, organizada pelas Faculdades e Universidades;

8 - Proposta de realização da Prova de Título para Biomédico Especialista da ABBM da Capital.

Em breve será divulgada a data, horário e local de uma reunião para a Prestação de Contas.

Por hora, só posso agradecer aqueles que apoiaram de todas as formas possíveis. E tenha a certeza de que todos os esforços foram realizados, sacrifícios foram feitos, porém não foi desta fez.

Desejo sinceros votos de boa sorte para a próxima Comissão Organizadora que assumir. E que a esperança, com ela, se renove!

Jeferson M Gomes


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