Trending

Macroscopia de múltiplos fragmentos

Macroscopia de múltiplos fragmentos
 
 
Fragmentos de RTU de prostata que serão submetidos a exame histopatológico
fonte: https://www.justdial.com
 

Os materiais de múltiplos fragmentos compreendem curetagem de canal cervical e endometrial, ressecções transuretrais (RTU) de próstata  e outros materiais de pequenas dimensões.

O material de curetagem recebido é filtrado e lavado a fim de retirar o excesso de coágulo sanguíneo. Nas curetagens uterinas de aborto retido ou aborto incompleto, quando o material é muito abundante e consiste em sua maioria de coágulo sanguíneo, é permitido “pescar” os fragmentos pardo-acinzentados (representando tecido do endométrio e restos placentários) e grandes fragmentos de tecido. Os coágulos sanguíneos devem ser resguardados até que se tenha chegado a um diagnóstico conclusivo. Caso contrário, serão também enviados à inclusão. Se os fragmentos do endométrio forem muito grandes podemos seccioná-los. Se a quantidade de fragmentos for muito grande, a quantidade de blocos será igual a medida da área de cobertura do material.

O material proveniente de ressecção transuretral (RTU) de próstata é constituído por fragmentos irregulares longos e laminares. São pesados em conjuntos e medida a sua área de cobertura. É observada com muito cuidado a inclusão do material nos cassetes de PVC para o processamento, para que os mesmos não fique sobrepostos e tomem todo o espaço do cassete, assim como na inclusão em parafina. Isso se deve para que os blocos de parafina sejam cortados em toda a sua amplitude, e que uma possível lesão seja identificada. Por outro lado, a falta de organização na disposição dos fragmentos pode dificultar a identificação de uma possível lesão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem