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Biomedicina Hoje #1 - Diretrizes Curriculares da Biomedicina


Vamos começar uma nova série se chamar Biomedicina Hoje.  Comentaremos o que acontece na Biomedicina e como isso pode afetar você biomédico e biomédica. Hoje vamos falar sobre a live que aconteceu no Youtube como o Presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Silvio Cecchi, comentando sobre sobre as diretrizes curriculares do curso de biomedicina, assunto muito pertinente visto que coordenadores de cursos de biomedicina veem a necessidade  de alteração por considerarem ultrapassada. 

Antes de entrar no assunto propriamente dito o Presidente do Conselho fez uma pequena introdução da sua história na biomedicina, que se confunde com a própria historia da biomedicina. Uma história de luta e perseverança. Então fica o exemplo para muitos biomédicos que reclamam de salário, de oportunidades, nada veio de graça. Se hoje você pode atua em imagenologia, estética, acupuntura, é porque houve muita luta. Foi assim, é assim, e se nós quisermos melhorar cada vez mais a nossa profissão, tem que ser sempre assim, com luta e perseverança.

Continuando, ele fez parte do grupo que buscou a regulamentação da biomedicina como profissão no ano de 1979. Ajudou a fundar o conselho federal, foi coordenador de curso, assumir cargos de relevância no MEC (Secretaria de Ensino Superior, Diretoria em Desenvolvimento em Saúde, Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior). Hoje, além de Presidente do Conselho, é Assessor de Ministro da Cidadania. Falou da importância de biomédicos na área política. Falou da importância dos sindicatos e associações e a necessidade do engajamento dos biomédicos para constituir essas entidades. E anunciou a criação da Academia Brasileira de Biomedicina, composta de professores, ex-professores, coordenadores e ex-coordenadores, que vai congregar a docência e pesquisa. 

Sobre as diretrizes curriculares comentou que alteração são função do conselho de educação e do MEC, e que o CFBM não tem gerência sobre isso. Porém, se fosse de interesse da categorias, poderia intermediar o contato com o conselho de educação para que essa demanda fosse repassada. Contudo deixou bem clara a sua opinião. Antes, comentou que muitos professores biomédicos, não inscritos no conselho e que para reverter isso seria preciso a conscientização dessas pessoas. E que a criação da Academia Brasileira de Biomedicina pode ser um das soluções.

Ele apresentou o resultado de uma reunião com coordenadores de São Paulo, e sugeriu que o mesmo seja feito em cada região. Salientou algumas das conclusões da reunião:

- Necessidade de o coordenador do curso ser Biomédico;

- As diretrizes estão voltadas para análises clínicas, mas nada impedi que o curso tenha projeto pedagógico também voltado para outras habilitações, sempre obedecendo as 500 horas de estágio.

 No final enfatizou a sua opinião de não alterar as diretrizes por temer alterações que prejudiquem a classe.

 Para assistir o vídeo clique aqui.

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