Trending

Placenta - Amostragem, Descrição e Macroscopia

Placenta
Amostragem, Descrição e Macroscopia

O estudo anatomopatológico se faz necessário por diversas razões, entre elas: abortamentos espontâneos, morte fetal intrauterina, restrição de crescimento intrauterino (RCIU), patologia materna,  patologia fetal (incluindo genética), alterações macroscópicas da placenta, e gestações múltiplas. 

A placenta tem duas faces: fetal e materna. A face fetal é coberta pela membrana amniocorial ligada às margens da placenta, lisa, brilhante e translúcida. Por transparência vêem-se a cor do parênquima, variando do róseo-acinzentado ao róseo-violáceo e vermelho-escuro, as ramificações radiais dos vasos umbilicais e ilhotas esbranquiçadas de forma irregular (depósito de material fibroide subcorial), ocasionalmente, cercada de áreas avermelhadas e espaços cheios de sangue. O cordão umbilical , via de regra, emerge pericentralmente, é espiralado sobre seu eixo longitudinal (devido ao desenvolvimento das duas artérias umbilicais mais longas, em torno de uma veia umbilical mais curta). O cordão umbilical é liso, mole e elástico, branco-azulado, gelatinoso ao corte. Retira-se 3 fragmentos para inclusão: extremidade materna, extremidade fetal e região medial.

A face materna varia do róseo-acinzentado ao vermelho-vinhoso, é mole e friável, rugoso e com vários cotilédones (lobos mal definidos). Seccionando, da face fetal à materna, distinguem-se sucessivamente: placa corial, os espaços intervilosos e a placa basal.

A placenta é pesada, medida em superfície (diâmetro) e espessura máxima e sua forma apontada. Passa-se, então, ao exame da membrana amniocorial, da face fetal, das margens e face materna do orgão. Dobra-se a membrana sobre se, preparando-se rolos que serão seccionados e enviados a inclusão. Inverte-se  e expõe-se a face fetal, registrando a presença de coágulo e cistos amniocoriais. Explora-se a vascularização, o modo de implantação do cordão umbilical, medindo o comprimento e espessura, relatando sua cor e consistência. Secciona-se transversalmente o cordão umbilical e indica-se o número de veias e artérias que contem. Na face materna pesquisa-se a integridade morfológica e numérica dos cotilédones, ocorrência de nódulos ou calcificações. As alterações encontradas são descritas - localizadas, caracterizadas (configuração, superfície externa, medidas, cor e consistência).
A seguir, efetuam-se cortes paralelos equidistantes de 1,5-2,0 cm sobre a face materna e retira-se vários fragmentos da margem, onde a espessura é menor (compreendendo placa corial, espaços intervilosos e placa basal) bem como do cordão umbilical, para serem remetidos à inclusão.

Amostragem de peça (Figura 1):
Figura 1: Procedimentos para preparação de rolo de membranas. Adaptada do manual de macroscopia do Hospital São João,Universidade do Porto, versão II, 2013.

Amostragem de peça (Figura 2):
Figura 2: Representação esquemática para amostragem de fragmentos placentares. Adaptada do manual de macroscopia do Hospital São João, Universidade do Porto, versão II, 2013


Sugestão de descrição macroscopica

Placenta (discoide, ovalada,) recebida a fresco/formol tamponado, com __ g  e __ x __ x __ cm com membranas e cordão umbilical ligados. A face fetal exibe distribuição arboriforme/radial dos vasos (descrever alterações mencionar localização, características, distribuição e relação com estruturas, como o cordão umbilical, por exemplo). A face materna mostra superfície (pardo vinhosa etc), com cotilédones (íntegros, lacerados mencionar sempre integridade, número se completo ou incompleto) com (descrever presença de hematoma localização, distribuição em caso de descolamento prévio de placenta verificar alterações nas  placas corial e basal). Aos cortes, o tecido é (esponjoso/ macio/ congesto) e apresenta (descrever lesões: áreas pálidas, hemorrágicas, firmes, amolecidas, distribuição, percentual da área total, distribuição, percentual de acometimento da face materna). As membranas fetais se encontram íntegras/apresentam rompimento a __ cm da borda do disco placentário, se inserem (na margem/apresentam inserção circunmarginadas/circunvaladas), são (lisas, rugosas, etc) e (translúcidas, esverdeadas, opacas, acastanhadas, etc) apresentando (nódulos, placas, depósitos de mecônico, etc). O cordão umbilical tem inserção (excêntrica, central) a __ cm da margem da placenta, com __ cm de comprimento, __ cm de diâmetro e espiralação (normal, aumentada, reduzida) com __ voltas em 10 cm, apresenta (nós falsos/ nós verdadeiros mencionar número e distribuição) (ao longo de todo o comprimento, a __ cm da inserção do cordão umbilical, etc), superfície (hemorrágica, transparente etc) e consistência __. Aos cortes, apresenta __ artérias e __ veia(s).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem